Curso de Teatro

O CURSO BUSCA O ARTESÃO CÊNICO

Nosso curso de teatro tem por objetivo desenvolver a sensibilidade, a elaboração dos sentimentos, a conquista dos sentidos e da autoconfiança; através de exercícios e jogos de integração entre razão e emoção, expressividade do corpo, da voz e das diversas formas da comunicação humana na expressão teatral.



O TREINAMENTO PSICOFÍSICO

 

João Mendes iniciou sua carreira com o teatro em 1978 e desde então vem se dedicando a formação de uma sistematização de trabalho que é à base de seu treinamento com seus alunos e atores. Esse treinamento tem inspiração no psicofísico que objetiva trabalhar corpo, mente e emoção. Dessa forma o ator prepara o seu corpo para expressar através dele os personagens que irá interpretar no futuro. É necessário registrar que o corpo do ator é o seu veiculo de comunicação e a sua voz é uma extensão desse corpo que pretende revelar aos olhos do público a sua arte de ator e a arte de representar. E com sua generosidade ele se prepara para receber aquele (espectador) que virá assisti-lo e se entregará ao seu oficio de corpo e alma. O que João Mendes busca não é descobrir o novo, mas sim redescobrir o antigo e despertar no ator e no público o interesse pela nossa identidade e o sentido de nossa vida. Assim o processo do treinamento trabalha com a consciência corpórea, consciência pessoal e profissional de todos aqueles que passam pela sistematização.


A meta é estimular através de teoria e prática as possibilidades de uma compreensão orgânica, descobrindo as variadas formas de construção dos momentos cênicos. Os exercícios que compõem o nosso treinamento são inspirados no processo psicofísico (corpo, mente e emoção), que na verdade interliga todos os mestres no mesmo objetivo, embora por caminhos diferentes e, pretende atingir um estado corpóreo liberto de pensamentos, de fórmulas, para poder entrar num universo da criação. Cada participante vai se apropriando de sua descoberta pessoal que emergirá de exercícios coletivos e individuais.


A proposta é fundamentada no princípio de que é necessário compreender a arte de ator no nosso orgânico, e ter claro no nosso instrumento de trabalho (corpo, voz, gestualidade e interpretatividade preparada e treinada) o que ela significa para cada um. É preciso ser verdadeiro, ser sincero com a sua própria arte. Isto está, e sempre esteve acima de qualquer técnica ou tendência.


Nossa vivência será composta por teoria e prática onde um completa o outro. A pretensão é que os ensinamentos expressados numa linguagem compreensível leve ao participante a percepção de suas potencialidades interpretativas e corpóreas. E que à medida que vamos trilhando este caminho vamos entendendo com mais transparência os ensinamentos como referência e ferramentas de trabalho. Assim aprendemos a olhar o universo do teatro, a arte de ator e a arte de representar com um novo olhar, com mais alma, com mais amor e comprometimento.


Veja currículo de João Mendes

Veja curriculo de Adriana Reis



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  “ AS FACES DO ATOR” Professores   João Mendes e Adriana Reis O curso de teatro, denominado “As Faces do Ator”, tem como objetivo desp...