Currículo Joao Mendes

ATOR, DIRETOR, PRODUTOR, PESQUISADOR
E ORIENTADOR DE TEATRO – DRT 6638/SP

FORMAÇÃO:


CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE DE TEATRO

CONSERVATÓRIO MUSICAL CARLOS GOMES
Campinas – 1981 A 1984


ESTÁGIO CPT DO SESC COM ANTUNES FILHO
São Paulo – 1986 – 8 meses



OFICINAS E CURSOS:

1987 - São Paulo – José Celso Martinez Correia – duração 6 meses
1988 - São Paulo – Gerald Thomas – duração 3 meses
1991 - Campinas – Grupo Living Theater – Festival Internacional de Teatro

duração duas semanas
1991 - Campinas – Workshop com o bailarino Ismael Ivo - duração de 6 horas
1993 - São Paulo – Vivência com Fernando Arrabal  duração duas semanas
1996 - São Paulo – Vivência com Jersey Grotowski  duração duas semanas
2017 - Itajai-SC - "A Voz Como Ferramenta de Construção do Tempo, do Espaço e do Imaginário" ministrada por Juliana Galdino - 15 horas 

Ator, diretor, orientador e pesquisador de teatro. Inicia sua trajetória em 1.981 no Conservatório Musical Carlos Gomes de Campinas onde participa como aluno dos espetáculos - “Baal” de Bertold Brecht com direção de Benê Rodrigues - “O Homem do Princípio ao Fim” de Millôr Fernandes com direção de Abílio Guedes -  “A Invasão” de Dias Gomes com direção de Abílio Guedes. Em 1.983 é convidado por Abílio Guedes para ser seu assistente de direção nos espetáculos - “O Homem do Princípio ao Fim”  de Millor Fernandes -“A Escada” de Jorge de Andrade com direção - “O Espantalho” de Aglaê Fontes de Alencar. Em 1.984 assume sua primeira direção montando a comédia nordestina “A Árvore dos Mamulengos” de Vital Santos. Monta em 1.985 com o Grupo Pão e Água o espetáculo “Computa, Computador, Computa” de Millôr Fernandes. Em 1.986 passa a residir em São Paulo onde tem uma aproximação com Antunes Filho, Gerald Thomas, José Celso Martinez Correia, entre outros. Cria o Grupo Alternativo Tainá e com ele monta o espetáculo “A Plena Voz” - Vida e obra do poeta Maiakovski e o espetáculo infantil “O Grilo e o Vagalume” de Nick Nilson. Em 1989 retorna a Campinas já como professor e orientador do Curso Técnico do Conservatório Musical Carlos Gomes onde viabiliza várias montagens com os alunos até 1993: - “Um Sopro de Vida” da obra de Clarice Lispector - Esfacelados”– Fragmentos de obras de Bertold Brecht - “Vitrine” – Texto dos alunos - “EQUUS” de Peter Schaffer – montagem com alunos do Conservatório - “Estado de Sítio” de Albert Camus – Neste mesmo período é convidado para coordenar o Grupo de Teatro da Telebrás e lá monta os espetáculos:  - “O Inspetor Geral” de Nikolai Gogol - “Viagem ao Faz de Conta” de Walter Quaglia. Em 1.983 criou o Grupo Origem Teatral no qual dedicou seus estudos juntamente com os atores até 1.998 e montou os espetáculos: - “Estado de Sítio” de Albert Camus - “Ids e Egos” – Baseado no “O Poder do Mito” de Joseph Campell -  “Pessoa na Pessoa” – Poemas do poeta Fernando Pessoa - “O Labirinto” de Fernando Arrabal. No período de 1988 a 1993 participa de encontros e convive com Judity Malina do Living Theater e participa da montagem do espetáculo “Três Atos Públicos”  com direção de Judith Malina (USA) - Jersy Grotowski (Polônia/Itália) - Fernando Arrabal (Espanha/França) - Eugênio Barba – (Dinamarca) - Ismael Ivo (Brasil/Alemanha) - Peter Brook (Inglaterra),  entre outros. Em 1999 cria o Núcleo Teatral Taraumara e monta com o espetáculo “Gestus” – espetáculo solo de mímica/pantomima com o ator Sílvio Leme. Com o Núcleo Teatral Taraumara desenvolve seus estudos e exercícios até 2014 e montou os espetáculos “Y Viva García Lorca” - Espetáculo em homenagem ao poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca – espetáculo com vários prêmios em festivais – remontagem de “Ids e Egos”  - Espetáculo inspirado na obra “O Poder do Mito” de Joseph Campbell – espetáculo detentor de 3 prêmios e 3 indicações na reestreia no Festival de Peças Curtas de Sumaré-SP e ganhador de outros prêmios em festivais – remontagem de “O Pássaro do Poente” - Montagem do texto de Carlos Alberto Soffredini baseado numa lenda japonesa denominada Yuzur - “Diáfano” – espetáculo sobre a dança do ventre.  - “Y Viva García Lorca” – homenagem ao poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca -  “Duas Faces e Uma Paixão” – poemas de Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade - 2008 “O Excluído” de Tom Riscarolli – Em 2006 volta a dar aulas no Conservatório Musical Carlos Gomes e monta os espetáculos: 2007 – “Duas Vezes Shakespeare” - livre adaptação de obras de Willian Shakespeare.  - “Gifredo o Anjinho das Reformas” de Léa Ziggiatti. Montagem com alunos do curso livre de teatro do Conservatório Carlos Gomes -  “O Mendigo e o Cachorro Morto” de Bertold Brecht. De 2012 até junho de 2015 foi professor e orientador teatral na CAEL - Centro de Artes, Educação e Lazer na cidade de Salso-SP, ministrando aulas para mais de 200 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Lá produziu e dirigiu “Alice no Pais das Maravilhas” de  Lewis Carroll - “A Capital Federal” de Arthur Azevedo -  “Peter Pan” de James Matthew Barrie -  “A Alma Boa de Setsuan” de Bertold Brecht - “Magnum Opus” - Espetáculo inspirado nos estudos realizados sobre a Alquimia. Em setembro de 2015 até junho de 2016 ministrou aulas na Escola de teatro Viva na cidade de Balneário Camboriú-SC e montou com os alunos “Um Encontro Com Clarice Lispector” – inspirado na obra “Um Sopro de Vida”  - “O Homem do Princípio ao Fim” de Millôr Fernandes -  “Memórias do Mar” -  Com o poema “O Navio Negreiro” de Castro Alves. No dia 19 de dezembro de 2015 fundou a Cia Tablado das Artes na qual foi professor e diretor até abril de 2020 e adaptou e dirigiu os espetáculos - “Ou Isto ou Aquilo” poemas de Cecília Meireles - “A Vida Acontece num Segundo” com textos do Mestre Osho - "Viagem ao Faz de Conta" de Walter Quaglia -  "Um Grito Parado no Ar" de Gianfrancesco Guarnieri - "O Grilo e o Vagalume" de Nic Nilson - "A Conferência do Pássaros" do poeta Persa Farid ud-Din Attar - "Terror e Miséria no Terceiro Reich" - de Bertold Brecht - "Os Viajantes" texto e direção - "O Desassossego de Fernando Pessoa" – espetáculo inspirado na obra “Livro do Desassossego” escrito por Bernardo Soares (Heterônimo de Fernando Pessoa) - “A Casa de Bernarda Alba” de Federico García Lorca - “O Melhor de Millôr” – Textos de Millôr Fernandes - “No Meio do Caminho” – Poemas de Drummond de Andrade, Pedro Bial e Thiago de Mello com o Núcleo de Atores Mirins - “A Mais Forte” de August Strindberg -  “As Clarices de Clarice” – Inspirado na obra “Um Sopro de Vida’ de Clarice Lispector -  “Arena Conta Zumbi” de Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal e músicas de Edu Lobo.  -  “Cristo Vive em Nós” – Paixão de Cristo da cidade de Balneário camboriú-SC - “O Beco Sem Saída” – Textos de Osho, João Mendes e Cristy Ailan -  “Cenas Utópicas” – espetáculo com fragmentos de vários textos de grandes autores - “Mulheres Brilhantes” – Espetáculo homenageando grandes mulheres que mudaram nossa história -  “A Terceira Margem do Rio” Baseado no Conto de Guimarães Rosa com adaptação de Day Willain.
 

Hoje João Mendes conta com 60 direções que fazem parte de sua pesquisa sobre a arte de ator e o universo teatral e busca sempre renovar seus conceitos para levar aos palcos atores preparados e espetáculos que visam provocar reflexões despertando desejos de mudanças, ou seja, seu objetivo principal é transcender o intelecto e tocar na alma das pessoas.  Suas experiências e trajetória com o teatro será registrado num livro que está sendo escrito e denominado como “O Artesão  Cênico – Do Estado Bruto a Leveza do Ser” e que em breve será publicado.

CONTATO:
E-mail: asfacesdoator@gmail.com
Com Adriana Reis  - Whatsapp: (21) 997587-3737



Nenhum comentário:

Postar um comentário

  “ AS FACES DO ATOR” Professores   João Mendes e Adriana Reis O curso de teatro, denominado “As Faces do Ator”, tem como objetivo desp...