ATOR, DIRETOR, PRODUTOR, PESQUISADOR
E ORIENTADOR DE TEATRO – DRT 6638/SP
FORMAÇÃO:
CURSO TÉCNICO PROFISSIONALIZANTE DE TEATRO
CONSERVATÓRIO MUSICAL CARLOS GOMES
Campinas – 1981 A 1984
ESTÁGIO CPT DO SESC COM ANTUNES FILHO
São Paulo – 1986 – 8 meses
OFICINAS E CURSOS:
1987 - São Paulo – José Celso Martinez Correia – duração 6 meses
1988 - São Paulo – Gerald Thomas – duração 3 meses
1991 - Campinas – Grupo Living Theater – Festival Internacional de Teatro
duração duas semanas
1991 - Campinas – Workshop com o bailarino Ismael Ivo - duração de 6 horas
1993 - São Paulo – Vivência com Fernando Arrabal duração duas semanas
1996 - São Paulo – Vivência com Jersey Grotowski duração duas semanas
2017 - Itajai-SC - "A Voz Como Ferramenta de Construção do Tempo, do Espaço e do Imaginário" ministrada por Juliana Galdino - 15 horas
Ator,
diretor, orientador e pesquisador de teatro. Inicia sua trajetória em 1.981 no
Conservatório Musical Carlos Gomes de Campinas onde participa como aluno dos
espetáculos - “Baal” de Bertold
Brecht com direção de Benê Rodrigues -
“O Homem do Princípio ao Fim” de Millôr Fernandes com direção de Abílio
Guedes - “A Invasão” de Dias Gomes com direção de
Abílio Guedes. Em 1.983 é convidado por Abílio Guedes para ser seu assistente
de direção nos espetáculos - “O Homem do
Princípio ao Fim” de Millor
Fernandes -“A Escada” de Jorge de
Andrade com direção - “O Espantalho”
de Aglaê Fontes de Alencar. Em 1.984 assume sua primeira direção montando a
comédia nordestina “A Árvore dos
Mamulengos” de Vital Santos. Monta em 1.985 com o Grupo Pão e Água o
espetáculo “Computa, Computador,
Computa” de Millôr
Fernandes. Em 1.986 passa a residir em São Paulo onde tem uma aproximação com
Antunes Filho, Gerald Thomas, José Celso Martinez Correia, entre outros. Cria o
Grupo Alternativo Tainá e com ele monta o espetáculo “A Plena Voz” - Vida e obra do poeta Maiakovski e o espetáculo
infantil “O Grilo e o Vagalume” de
Nick Nilson. Em 1989 retorna a Campinas já como professor e orientador do Curso
Técnico do Conservatório Musical Carlos Gomes onde viabiliza várias montagens
com os alunos até 1993: - “Um Sopro de
Vida” da obra de Clarice Lispector - Esfacelados”– Fragmentos de obras de
Bertold Brecht - “Vitrine” – Texto
dos alunos - “EQUUS” de Peter Schaffer –
montagem com alunos do Conservatório -
“Estado de Sítio” de Albert Camus – Neste mesmo período é convidado para
coordenar o Grupo de Teatro da Telebrás e lá monta os espetáculos: - “O
Inspetor Geral” de Nikolai Gogol -
“Viagem ao Faz de Conta” de Walter Quaglia. Em 1.983 criou o Grupo Origem
Teatral no qual dedicou seus estudos juntamente com os atores até 1.998 e
montou os espetáculos: - “Estado de
Sítio” de Albert Camus - “Ids e
Egos” – Baseado no “O Poder do Mito” de Joseph Campell - “Pessoa
na Pessoa” – Poemas do poeta Fernando Pessoa - “O Labirinto” de Fernando Arrabal. No período de 1988 a 1993
participa de encontros e convive com Judity Malina do Living Theater e
participa da montagem do espetáculo “Três
Atos Públicos” com direção de Judith
Malina (USA) - Jersy Grotowski (Polônia/Itália) - Fernando Arrabal (Espanha/França)
- Eugênio Barba – (Dinamarca) - Ismael Ivo (Brasil/Alemanha) - Peter Brook
(Inglaterra), entre outros. Em 1999 cria
o Núcleo Teatral Taraumara e monta com o espetáculo “Gestus” – espetáculo solo de mímica/pantomima com o ator Sílvio
Leme. Com o Núcleo Teatral Taraumara desenvolve seus estudos e exercícios até
2014 e montou os espetáculos “Y Viva García Lorca” - Espetáculo em
homenagem ao poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca – espetáculo com
vários prêmios em festivais – remontagem de “Ids e Egos” - Espetáculo inspirado na obra “O Poder
do Mito” de Joseph Campbell – espetáculo detentor de 3 prêmios e 3 indicações
na reestreia no Festival de Peças Curtas de Sumaré-SP e ganhador de outros
prêmios em festivais – remontagem de “O Pássaro do Poente” - Montagem do texto de Carlos Alberto
Soffredini baseado numa lenda japonesa denominada Yuzur -
“Diáfano” –
espetáculo sobre a dança do ventre. - “Y Viva García Lorca” –
homenagem ao poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca - “Duas Faces e Uma Paixão” – poemas de
Fernando Pessoa e Carlos Drummond de Andrade - 2008 – “O Excluído” de Tom Riscarolli – Em 2006 volta a dar aulas no
Conservatório Musical Carlos Gomes e monta os espetáculos: 2007 – “Duas Vezes Shakespeare” - livre
adaptação de obras de Willian Shakespeare.
- “Gifredo o Anjinho das
Reformas” de Léa Ziggiatti. Montagem com alunos do curso livre de teatro do
Conservatório Carlos Gomes - “O Mendigo e o Cachorro Morto” de Bertold
Brecht. De 2012 até junho de 2015 foi professor e orientador teatral na CAEL -
Centro de Artes, Educação e Lazer na cidade de Salso-SP, ministrando aulas para
mais de 200 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. Lá produziu e dirigiu “Alice no Pais das Maravilhas” de
Lewis Carroll - “A Capital Federal” de Arthur Azevedo
- “Peter
Pan” de James Matthew Barrie - “A Alma Boa de Setsuan” de Bertold Brecht - “Magnum
Opus” - Espetáculo inspirado nos estudos realizados sobre a Alquimia. Em
setembro de 2015 até junho de 2016 ministrou aulas na Escola de teatro Viva na
cidade de Balneário Camboriú-SC e montou com os alunos “Um
Encontro Com Clarice Lispector” –
inspirado na obra “Um Sopro de Vida” - “O Homem do Princípio ao Fim” de Millôr
Fernandes - “Memórias do Mar” - Com o
poema “O Navio Negreiro” de Castro Alves. No dia 19 de dezembro de 2015 fundou
a Cia Tablado das Artes na qual foi professor e diretor até abril de 2020 e
adaptou e dirigiu os espetáculos - “Ou
Isto ou Aquilo” poemas de Cecília Meireles - “A Vida Acontece num Segundo” com textos do Mestre Osho - "Viagem ao Faz de Conta" de
Walter Quaglia - "Um Grito Parado no Ar" de Gianfrancesco Guarnieri - "O Grilo e o Vagalume" de Nic
Nilson - "A Conferência do
Pássaros" do poeta Persa Farid ud-Din Attar - "Terror e Miséria no Terceiro
Reich" - de Bertold Brecht - "Os
Viajantes" texto e direção - "O
Desassossego de Fernando Pessoa" – espetáculo inspirado na obra “Livro
do Desassossego” escrito por Bernardo Soares (Heterônimo de Fernando Pessoa) - “A Casa de Bernarda Alba” de Federico
García Lorca - “O Melhor de Millôr”
– Textos de Millôr Fernandes - “No Meio
do Caminho” – Poemas de Drummond de Andrade, Pedro Bial e Thiago de Mello
com o Núcleo de Atores Mirins - “A Mais
Forte” de August Strindberg - “As Clarices de Clarice” – Inspirado na
obra “Um Sopro de Vida’ de Clarice Lispector - “Arena Conta Zumbi” de
Gianfrancesco Guarnieri e Augusto Boal e músicas de Edu Lobo. - “Cristo Vive em Nós” – Paixão de Cristo
da cidade de Balneário camboriú-SC - “O Beco Sem Saída” – Textos de Osho,
João Mendes e Cristy Ailan - “Cenas
Utópicas” – espetáculo com fragmentos de vários textos de grandes autores -
“Mulheres Brilhantes” – Espetáculo homenageando grandes mulheres que
mudaram nossa história - “A Terceira
Margem do Rio” Baseado no Conto de Guimarães Rosa com adaptação de Day
Willain.
Hoje João Mendes conta com 60 direções que fazem
parte de sua pesquisa sobre a arte de ator e o universo teatral e busca sempre
renovar seus conceitos para levar aos palcos atores preparados e espetáculos
que visam provocar reflexões despertando desejos de mudanças, ou seja, seu
objetivo principal é transcender o intelecto e tocar na alma das pessoas. Suas experiências e trajetória com o teatro
será registrado num livro que está sendo escrito e denominado como “O Artesão
Cênico – Do Estado Bruto a Leveza do Ser” e que em breve será
publicado.
CONTATO:
E-mail: asfacesdoator@gmail.com
Com Adriana Reis - Whatsapp: (21) 997587-3737
Com Adriana Reis - Whatsapp: (21) 997587-3737
Nenhum comentário:
Postar um comentário